Licenciado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Pós Graduado em Marca e Comunicação e em Marketing Digital pelo IPAM.
Após um percurso entre o Design, a Moda e a Publicidade, decide em 2011 dedicar-se em exclusivo à criação de marcas e logótipos.
Em 2016, criou o estúdio Ricardo Daniel na baixa do Porto. Este expande-se para Milão em 2018 enquanto inaugura um novo espaço, junto à praça da Galiza. Em 2019 vence 2 prémios lusófonos de design nas categorias de logótipo e de materiais de comunicação; teve ainda uma das suas marcas publicada no livro Responsive Logos.
Em 2020, troca Itália pelo Digital, reencontrando uma das suas paixões mais antigas: o universo automóvel. Começou com a comunicação de duas edições do Caetano Car Market e entretanto já trabalhou com a MCoutinho e a Soc. Com C.Santos. No ramo da saúde ganhou 1 prémio lusófono de design na categoria mobile com o projeto Coeso.
Nos últimos anos passaram pelo seu estúdio marcas como a Douro Azul, Ordem dos Advogados, Porto Business School, ISAG, grupo ITAU, Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Novartis Farma, Hospital de São João, entre outras.
Se por um lado gosta de criar marcas e produtos a partir do zero, por outro a vertente do Rebranding tem vindo a aumentar, especialmente na celebração de marcas com mais de 40 anos.
O desafio passa por materializar a visão de cada cliente e comunicar da melhor forma possível.
No final do dia acredita que, em Design, o esforço pela beleza só compensa quando o resultado é funcional.